Utilização

Principais Aplicações do Gás:

Os Gases de Petróleo Liquefeitos, normalmente designados por gás Butano ou gás Propano, a única coisa que os diferencia, é a sua composição química, conferindo-lhes por isso mesmo, algumas características potenciadoras nas suas aplicações.

A ULTILIZAÇÃO DO GÁS NA HABITAÇÃO

O uso do gás Butano ou Propano em residências, é o mais difundido no mundo inteiro. Esse incrível energético pelas suas características de disponibilidade, armazenamento, transporte, limpeza, segurança, entre outros atributos, o fazem presente em qualquer lugar e ser conhecido como uma energia “polivalente”.

Estima-se que o consumo mundial de Propano e Butano em residências, atinja pouco mais de 48% do consumo total. Em Portugal essa percentagem ronda os 75%. Isso pode ser explicado pelo intenso uso do Gás Butano e Propano, nas cozinhas, nos banhos e no aquecimento do lar, onde as garrafas de 11Kg, 13kg e 45Kg, pela facilidade de transporte e manuseamento, dão resposta a 90% desse consumo.

Apesar disso, o consumidor ainda não conhece as inúmeras aplicações, que essa fantástica fonte de energia oferece. O Gás Propano é bem mais do que se pode imaginar. Embora Portugal seja o país mais a sul da Europa, não deixa por isso, de nos meses de Inverno, sofrer temperaturas negativas em alguns pontos, essencialmente no interior norte. Considerando que o Gás Butano, abaixo dos 0ºC perde o poder de vaporização (não sai da garrafa) e como o Gás Propano vaporiza a partir de -43ºC, os utilizadores no seu próprio interesse, só tem a ganhar, dando preferência ao gás propano, principalmente durante os meses de Inverno.


O USO DO GÁS NA INDÚSTRIA

A indústria é um sector, onde a gama de combustíveis utilizada nos seus diversos processos é bastante variada.

As indústrias consomem energia eléctrica, energia mecânica, energia térmica e muitas vezes, energia de refrigeração. Em Portugal, a electricidade é a energia mais utilizada, para fazer funcionar diversos tipos de motores e equipamentos, que são usados para gerar a energia mecânica e energia térmica, no entanto para a energia térmica são usados equipamentos que produzem o calor através da energia solar e queima de combustíveis líquidos ou sólidos.

A indústria apresenta-se como um ambiente totalmente adequado, para o emprego do Gás Propano, já que quase nenhum outro combustível é limpo, com baixas emissões de poluentes e produz altas temperaturas controláveis e estáveis.

É por esse motivo que em países onde a cultura do uso do Gás, está numa posição mais avançada do que em Portugal, o sector industrial é aquele onde essa fonte de energia possui o maior número de aplicações, sendo a sua participação na matriz energética, a expressão fundamental de cada indústria.

O Propano permite o aquecimento homogéneo de equipamentos de toda natureza, o controle da pureza dos processos, a modulação da chama, a concentração, controlo e estabilidade da temperatura para aplicações na indústria siderúrgica, metalúrgica, automobilística, naval, têxtil, de fundição, de papel e celulose, vidro, cerâmica, alimentos, bebidas, plásticos, cimentos e asfalto, entre centenas de outras tantas aplicações que fazem do gás Propano, um energético de alta performance. Além disso, pela sua pureza e ausência de enxofre, o gás é considerado um energético nobre em todo o mundo, porque também pode ser utilizado em processos da indústria química, farmacêutica e de cosméticos onde a demanda por qualidade é altíssima.


A UTILIZAÇÃO DO GÁS PROPANO NO COMÉRCIO

Conhecido e utilizado por um incalculável número de estabelecimentos no dia-a-dia, o Gás Propano é capaz de oferecer inúmeras soluções de fornecimento de energia às actividades de comércio, quaisquer que elas sejam.

O Gás Propano é a mais versátil forma de energia para a cozedura de alimentos e para o aquecimento de águas. Por este motivo, ele está entre as primeiras fontes de energia, mais utilizadas no sector comercial do país. Apesar disso, pouco a pouco os utilizadores de Gás Propano, estão a descobrir a versatilidade dessa energia para inúmeras outras aplicações.

Devido à enorme variedade de formas de armazenamento oferecidas pelas empresas distribuidoras e à disponibilidade e penetração do produto no mercado, o Gás Propano está presente em todo o território nacional. Qualquer que seja o ramo de negócio e onde quer que esteja situado, o Gás Propano estará sempre presente para ajudá-lo e servi-lo.


AS VANTAGENS DO PROPANO EM RELAÇÃO AOS COMBUSTÍVEIS TRADICIONAIS

Em muitas aplicações, a troca para o Gás Propano, pode contribuir muito na redução da emissão de gases que causam o “efeito estufa”, na comparação com combustíveis convencionais.

As principais vantagens do Gás Propano, em relação a esses combustíveis são:

- Possuir um menor índice de carbono.
- Possuir naturalmente uma queima mais limpa, produzindo baixas emissões de gases que dão origem ao “efeito estufa” e causam mal à saúde das pessoas.
- Ter vida curta na atmosfera pela sua instabilidade como vapor.
- Ser transportável para qualquer lado e, podendo também ser armazenado em vários tipos de recipientes.
- Pela sua portabilidade, é um perfeito complemento para as fontes de energia renováveis.
- Por ter o mais alto poder calorífico (PCI= 11.100 kcal/kg).
- Por ser abundante e disponível no planeta.
- Porque não contamina o solo ou aquíferos subterrâneos.
- Permitir às indústrias reduzirem suas emissões de carbono.

O Gás Propano é limpo:
Normalmente as aplicações que usam o Gás Propano como combustível, emitem menos CO², o gás principal causador do efeito estufa.

O Gás Propano é fiável:
Como potencial energético, o Gás Propano tem maior capacidade do que a energia eléctrica e muito mais do que o Gás Natural e outras fontes de energia. Além disso, o Gás Propano pode ser facilmente transportado e armazenado, o que lhe dá enorme versatilidade em aplicações.

O Gás Propano possui valor agregado:
O Gás Propano oferece conforto, confiança e é a fonte de energia de maior poder calorífico, podendo ser utilizado em inúmeras aplicações em residências, prédios, condomínios, estabelecimentos comerciais, fábricas e indústrias. Os projectos que possuem infra-estruturas que permitem o uso do Gás Propano, possuem maior valor agregado.

O Gás Propano é seguro:
Apesar de ser armazenado no estado líquido e utilizado no estado gasoso. O transporte, armazenamento e manuseio do Gás Propano, está sujeito a rigorosas normas de segurança. Por este motivo, é utilizado em todo o mundo para milhares de aplicações, desde as mais simples como no caso das cozinhas, como nas mais complexas, por exemplo, em projectos de cogeração.

Em relação a outros combustíveis o Gás Propano, pelas suas características, é apontado como a melhor solução a ter em conta:
- É um Gás que possui uma queima limpa;
- É possível controlar a temperatura da queima;
- Não produz sedimentos oriundos da queima;
- É um Gás que pode ser transportado e armazenado;
- Substitui defensivos agrícolas de natureza química, evitando dessa forma a contaminação do solo e dos aquíferos subterrâneos, rios, lagos e mares;
- Permite uma produção mais natural;
- Evita a derrube de árvores, substituindo com maior eficiência a lenha e o carvão vegetal;
- É o Gás que menos agride o meio ambiente;


AS MAIORES OPORTUNIDADES DE UTILIZAÇÃO DO PROPANO NA AGRICULTURA

Na agricultura o Gás Propano é largamente utilizado em várias actividades, tais como:
- A secagem e/ou torrefacção de grãos, frutas, vegetais e folhas;
- O controle do crescimento e proliferação de erva daninha;
- Como combustível de máquinas e equipamentos agrícolas.

O intenso uso da lenha, do carvão vegetal ou da serradura, na secagem e/ou torrefacção dos produtos agrícolas, não só os contamina directamente com HPA ( hidrocarbonetos policíclicos aromáticos ), agentes comprova-damente cancerígenos, como também contaminará os produtos oriundos da manipulação desses grãos, tanto para consumo humano como para consumo animal, como é o caso das rações, originando a contaminação de toda a cadeia alimentar.

O emprego do Gás Propano na secagem e/ou torrefacção dos produtos agrícolas, não só permite um controle mais efectivo da temperatura, como trás economias, já que apesar de ser mais barata do que o Gás Propano, a Lenha, o Carvão Vegetal ou a Serradura, exigem o emprego de mão de obra, uma vez que o sistema de abastecimento aos processos de queima, é feito manualmente.


AS MAIORES OPORTUNIDADES DE UTILIZAÇÃO DO GÁS PROPANO NA AVICULTURA

Na avicultura, em substituição a lenha, o Gás Propano é bastante utilizado no aquecimento do ambiente de criação das aves. Estudos feitos pela Embrapa (organismo brasileiro), mostram que aves provenientes de ambientes aquecidos com o Gás Propano, ganham mais massa rapidamente, reduzindo o período de produção.

MORADA:

TUTIGAS
E. N. 109 - Km 30.8
Arada - Ovar (Portugal)

Lat: 40.896795 Lng: -8.61456

Contactos:

Telefone: (351) 256 570 067
Fax: (351) 256 570 069

Email: info@tutigas.pt

TUTIGAS 2011 - copyright © - powered by Wincode
Visitantes: 817